7.3.07

Comunicado

No rescaldo das visitas efectuadas às 5 freguesias de Valongo pelos membros da Assembleia Municipal, realizou-se no passado dia 22 de Janeiro uma visita ao concelho pelos deputados à Assembleia da República. Esta actividade, proposta pela Mesa da Assembleia Municipal, contou com o apoio de todas as bancadas (PSD-PP;PS;PCP; BE).

Surpreendentemente, o Partido Socialista à última da hora lembrou-se de não comparecer. Isto até poderia não suscitar grandes questões, mas o mesmo não se poderá dizer do facto de não ter sido justificada tal ausência. Mais, esta foi comunicada a uma funcionária e não directamente à Mesa, como seria de esperar.

Analisando os factos é simples explicar o sucedido. No dia 19 de Janeiro foi votado e aprovado o orçamento camarário. Depois disso, o PS comunicou o seu boicote à actividade em questão. À frente dos interesses da população de Valongo o PS colocou o seu “jogo político” ao querer dar uma lição a quem fez aprovar o orçamento para o ano corrente.

A oportunidade do PS justificar o sucedido esgotou-se no passado dia 27 de Fevereiro, na sessão da Assembleia Municipal. Seria expectável que, aí, o PS se procurasse refazer do sucedido. A verdade é que foi incapaz de explicar o porquê da não comparência dos seus deputados municipais e nacionais na visita, não tendo sido capaz de afastar a acusação de que tal se prendia com a aprovação do orçamento.

A JSD entende que a visita em questão visava dar a conhecer in loco alguns dos problemas do concelho, tendo em vista a sua resolução no que toca ao poder central. A ausência dos deputados socialistas (que, como todos, seriam importantes) denota o desinteresse daquele partido na procura de soluções para o município. E, a não preocupação em serem apresentadas razões na Assembleia Municipal fez transparecer o desprezo por tal órgão, o que lamentamos.

3 de Março de 2007,

Comissão Política da Secção de Valongo da

Juventude Social Democrata

Sem comentários: